Perguntas e respostas importantes para quem quer ter acesso aos R$ 958,9 bilhões!

 

1. Qual é a importância do Seminário "Gestão da Construção com o Sistema PBQP-H" para as empresas e entidades participantes?

É uma excepcional oportunidade para que os participantes conheçam os melhores cases de Sistemas da Qualidade na construção civil, possibilitando uma avaliação e comparação com seus próprios Sistemas de Qualidade, da melhor forma de implantação e a possível harmonização ou, ainda, a melhor maneira de implantação de todo o Sistema. Também é um importante encontro de profissionais responsáveis pela área da Qualidade para troca de informações com especialistas da área.

 

2. O que proporciona a uma construtora ou fabricante de material um bom Sistema da Qualidade?

Melhor condição de competitividade para empresa, redução de custos dos empreendimentos, maior produtividade e qualidade geral dos empreendimentos, agregando valor para os clientes das obras.

 

3. Há alguma implicação legal para a construtora  ou fabricante de material que não tenha um Sistema da Qualidade?

Sim, a construtora que tem um Sistema de Qualidade estará amparada legalmente quando ocorrer qualquer problema técnico, e poderá inverter o ônus da prova, pois o Sistema serve como instrumento legal, dando assim mais tranqüilidade a seus administradores. A legislação está cada vez mais "apertada", e o Sistema da Qualidade poderá evitar muitos prejuízos para a construtora.

 

4. Que tipo de empresa pode ou deve participar do Seminário?

O evento é direcionado para construtoras de obras de infraestrutura, incluindo saneamento básico, construtoras de conjunto habitacionais, fornecedores de materiais de construção e especialistas da área. Entretanto, qualquer pessoa com interesse no setor poderá fazer a inscrição.

 

5. O que é harmonização do Sistemas da Qualidade?

O segmento de construção civil tem adotado uma série de programas voltados para a melhoria de Qualidade, Produtividade, Meio Ambiente e Sustentabilidade nos últimos anos. Muitas empresas têm adotado Sistemas ISO 9000, outras ISO 14000, PBQP-H, Qualiop, Qualipav, Qualihab, etc. A harmonização visa buscar um único sistema que contemple todas as exigências. Isto diminui custo de implantação, facilita auditórias e transforma o sistema em uma única linguagem. Isso já ocorre em outros segmentos como o automotivo que utiliza o Sistema ISO/TS. Um dos temas que será abordado será esta harmonização.

 

6. O que é PBQP-H?

Acesse: http://www.isonet.com.br/pbqph_info.htm

 

7. Quais são as exigências da CEF e BNDES?

Acesse: http://www.isonet.com.br/CEF_BNDES.htm

 

8. Que importância um Sistema da Qualidade focado na sustentabilidade e meio ambiente proporciona às construtoras?

Atualmente, a questão ambiental é fundamental para o segmento da construção, diferentemente de alguns anos atrás em que muitas  empresas construíam sem esta preocupação. Hoje, órgãos públicos, o Ministério do Meio Ambiente, ONGs e comunidade estão determinados em ter construções e materiais com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Eles poderão não autorizar obras (ou embargarem)  resultando em atrasos, paralisações ou simplesmente o abandono da obra. Com um Sistema da Qualidade que contemple o meio ambiente, a empresa estará atuando em sintonia com estes órgãos. O Seminário vai debater também esta questão.

 

9. Por que o Ministério das Cidades está envolvido com este programa?

O Ministério das Cidades está comprometido com que as empresas de construção e fabricantes de materiais atuem dentro de especificações para que o consumidor final, ou seja, todos os brasileiros, possam adquirir bens ou usufruir de obras que tenham plena qualidade.

 

10. A Caixa Econômica Federal financiará Construtoras que não têm Sistema da Qualidade PBQP-H?

Não. Desde abril de 2010, nenhuma construtora  receberá financiamento da Caixa Econômica Federal para construção se esta não tiver aderido ao Programa da Qualidade PBQP-H.

 

11. O BNDES financiará Construtoras que não têm Sistema da Qualidade PBQP-H?

Não. Desde abril de 2010, nenhuma construtora  receberá financiamento do BNDES para construção se não tiver aderido ao Programa da Qualidade PBQP-H.

 

12. Outros bancos financiam construtoras que não tenham Sistema da Qualidade PBQP-H?

Por enquanto sim, mas é uma questão tempo, e logo deverá prevalecer as mesmas recomendações da Caixa Econômica Federal  e do BNDES, ou seja, a obrigação de ter os Sistemas da Qualidade implantados. A construtora inteligente deve se precaver para não ser surpreendida, pois um Sistema da Qualidade não se implanta do dia para noite.

 

13. Qual é o valor do investimento para a participação no evento?

Acesse: http://www.isonet.com.br/PBQPCAMP1.htm 

 

14. Será que vale a pena o investimento no Seminário?

Esta pergunta é a mais fácil de responder. Pense em quanto custa implantar um Sistema da Qualidade sem referência, sem conhecer outros Sistemas ou apenas não implantar. Atualmente, um prejuízo incomensurável! Se você não informar à diretoria sobre o seminário "Gestão da Construção com o Sistema PBQP-H",  uma diretoria responsável ficaria preocupada com essa omissão de informação. Se sua diretoria não aprovar sua participação, avalie a possibilidade de trabalhar em outra empresa, pois o futuro de uma empresa que não tenha Sistema da Qualidade é duvidoso! Independente de qualquer obrigação, as empresas estão se conscientizando de que um Sistema da Qualidade traz muitos benefícios aos seus negócios, e o Seminário vai proporcionar o conhecimento de novos conceitos que são importantes para os profissionais da área.

 

15. Como posso fazer minha inscrição?

Acesse: http://www.isonet.com.br/PBQP4.htm

 

16. As empresas têm participado com mais de um profissional?

Com certeza, tanto que temos pacotes especiais para mais de um participante! Algumas preferem a participação em grupo, como se fosse um treinamento "in company".

 

17. É uma maneira de realizar networking com os profissionais da área ?

Sim, além de você ter a oportunidade de ouvir e debater com os palestrantes, haverá na platéia também profissionais que representam empresas de referência no segmento e que não puderam participar como palestrante por limitação de tempo na grade de programação.

 

18. E se minha empresa não quiser ter um Sistema da Qualidade?

Sistema da Qualidade já não é mais um diferencial, e sim uma exigência, como já acontece em outros segmentos como o automotivo. Quem não tiver ou implantar um bom Sistema da Qualidade, não terá futuro no segmento.

 

19. Quem é a ISONET, empresa coordenadora do evento?

A ISONET é uma empresa que atua há 15 anos no mercado, criando e promovendo feiras, congressos, seminários, fóruns e séries de programas de TV. Nascemos com a filosofia de implantação da ISO 9000 no Brasil, daí o nome ISONET. Já realizamos eventos em diversas cidades do Brasil, como: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, ABC, Belo Horizonte, Curitiba, incluindo o I Fórum da Qualidade na Construção realizado em 2002. Alguns de nossos eventos podem ser acessados neste site:http://www.isonet.com.br/SC.htm.

Razão Social: ISONET Treinamento Profissional e Assessoria Ltda.

  

"Boa sorte! Faça o seu caminho!"

 

Abaixo, imagens de eventos da ISONET, quinze anos atuando com ética e qualidade!