Marca Registrada

Codivap expõe produtos com novo selo regional

Artesanato, culinária e bebidas do Vale são destaques em feira

São José dos Campos

O Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) lançou oficialmente ontem durante reunião em São José dos Campos os produtos que receberão um selo regional para desenvolvimento do turismo no Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Os produtos ficaram expostos no Vale Expo Business, realizado durante esta semana na Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e que terminou ontem.

Na reunião do Codivap no próximo dia 21 de outubro, em Campos do Jordão, será lançado o selo regional, que está sendo desenvolvido por universidades do Vale.

Cada produto será certificado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, recebendo layouts específicos.

Entre os produtos definidos pelos prefeitos e presidentes das associações comerciais das cidades do Vale para receberem o selo, destacam-se o artesanato, culinária e bebidas. Também integram a lista flores, produtos de limpeza, religiosos e eventos de turismo e lazer.

"Nosso objetivo com essa medida é alavancar o turismo regional e agregar valores. Em todos os grandes eventos da região esses produtos estarão expostos. Estaremos dessa forma divulgando os produtos específicos de cada cidade, tornando-os conhecidos de todas as pessoas que visitam o Vale do Paraíba", disse o presidente do Codivap e prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael (PMDB).

DESENVOLVIMENTO REGIONAL - A reunião de ontem do Codivap contou com a presença de 25 prefeitos e do secretário de Estado da Habitação e ex-prefeito de São José, Emanuel Fernandes (PSDB).

Chefes do Executivo da região consultados elogiaram a iniciativa e consideram que o selo será fundamental para desenvolver o turismo regional.

"É uma iniciativa importante. Com o selo, o Vale do Paraíba criará uma identidade regional. Todas as cidades serão beneficiadas com essa medida, já que poderão desenvolver ainda mais suas características próprias", disse o prefeito de São José, Eduardo Cury (PSDB).

Os produtos definidos pela cidade foram culinária, doces, compostas e pinga do distrito de São Francisco Xavier, além de produtos de artesanato feitos com argila, capim, tábuas e bambus.

"É importante que a região tenha uma marca, como acontece em outras cidades, Estados e países. É um projeto visionário, que ajudará muito no desenvolvimento do Vale", afirmou Emanuel.

Adriano Pereira

 

Nosso objetivo com essa medida é alavancar o turismo regional e agregar valores. Em todos os grandes eventos da região esses produtos estarão expostos

Do prefeito de Campos e presidente do Codivap, João Paulo Ismael (PMDB)

 

Produtos e Equipamentos

Feira na Univap reúne 200 expositores

São José dos Campos

O empresário que visitar a Vale Expo Business, que acontece em São José dos Campos, vai encontrar uma variedade de produtos e equipamentos dos segmentos de informática, aeronáutica, educação, material de construção e assistência médica.

A feira, aberta ao público na tarde de ontem, reúne 200 expositores --80 a mais que em 2004. A previsão é que o evento, realizado no Pavilhão de Eventos da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), no Urbanova, gere R$ 10 milhões em negócios.

A exposição, em sua segunda edição, se estende até amanhã. Para os três dias da Expo Business, que funciona das 15h às 22h, com entrada gratuita, são esperados 12 mil visitantes. Hoje, serão feitas oito palestras, entre elas, meio ambiente e segurança do trabalho.

Um dos diferenciais da feira neste ano são os estandes que representam os 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde estão expostos os produtos --artesanato, bebidas, comidas, roupas e acessórios-- feitos em cada uma das cidades.

Uma das vedetes da Expo Business é um respirador artificial que pode ser usado tanto em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) quanto em residências. O equipamento, avaliado em R$ 100 mil, está exposto no estande montado pela Suprimedic.

No espaço, uma cabeça de manequim faz a simulação do uso do aparelho, que dispensa que o paciente seja entubado. Um monitor que acompanha o batimento cardíaco e a pressão cerebral também é uma das novidades do estande.

POLÍCIA - Outro destaque são os espaços criados pelas polícias Civil e Militar. No estande da Civil é possível ver vários tipos de granadas não-letais, além de diversos tipos de drogas.

Já no da PM, os diferentes uniformes usados pelos policiais, além de uma moto e uma bicicleta.

"Nossa expectativa para o evento é muito boa. A previsão é que o maior movimento ocorra a partir das 17h30, já que nosso principal público é o empresário, que corresponde a 80% dos visitantes", disse o organizador da Expo Business, Walter Afonso Filho.

Segundo ele, os estandes da feira são representados por empresas do Vale do Paraíba, além de expositores de diversos Estados brasileiros.

 

Feira

Codivap vai lançar selo em setembro

São José dos Campos

O Codivap (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba), que representa 42 municípios do Cone Leste Paulista, promoverá de 13 a 15 de setembro, a Vale Expo Business 2005, feira de negócios que pretende alavancar as vendas das empresas da região.

A feira será realizada no Pavilhão da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) em São José dos Campos, com palestras, exposição, shows e congressos.

O Codivap divulgará na feira os produtos que receberão um selo de certificação, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A programação completa do evento está no site www.isonet.com.br. Mais informações (12) 3911-1811

 

Semeando Conhecimento

Cristina Souto Rigotti

Semeando conhecimento colhendo o sucesso. Esse é o lema do Primeiro Congresso Cone Leste Paulista de Recursos Humanos que acontece dentro da Expo Business, dias 13 e 14.

Depois de 5 anos de sonhos, finalmente uma filial da ABRH-SP vem efetivamente se instalar em São José dos Campos como ABRH-SP Cone Leste Paulista, procurando suprir um espaço, até então vazio em nossa região.

Precisamos começar a movimentar as pessoas afim de que tenham maior oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional sem que tenham que se deslocar para grandes centros.

Hoje as notícias que jornais e televisões regionais veiculam falam sobre pessoas, mas em geral sobre greves, demissões, fechamentos de empresas, negociações de dissídios. Contudo pouco se vê ou se escuta sobre projetos implantados nas empresas com sucesso e que contribuem para qualidade de vida da população.

Publica-se projetos sobre como gerar empregos, mas se esquecem que a qualificação técnica não é apenas ela importante, mas é além, é o que de verdade está implícito --as competências comportamentais e que ainda é um ato falho no nosso processo educacional.

Discute-se sobre responsabilidade social das empresas - e que assunto em moda - quando o assédio moral e a falta de respeito humano continuam em alta nas organizações, porque uma das habilidades humanas de liderar ainda é a humildade e poucos são os líderes de fato que a tem!

Presidentes de empresas criticam a área de recursos humanos, mas eles muitas vezes não dão a devida importância para o cargo ou e muitas vezes não percebem a importância de envolvê-la no 'business' da companhia.

As pessoas querem se desenvolver, é fato, mas muitas continuam esperando que a empresa tenha iniciativa de prever, pagar o curso e até hora extra para fazer o referido curso, quando a iniciativa de buscar esse desenvolvimento deveria ser de cada um.

E podemos enumerar por onde caminham as relações empresa-empregado.

Precisamos de empresas felizes, de pessoas otimistas que queiram participar desse movimento de semear conhecimento e de colher sucesso.

É necessário que os profissionais voltados à gestão de pessoas se mobilizem e percebam que podem sair da doença organizacional em que se acham extremamente envolvidos e busquem viver uma realidade verdadeira. Aprendam a lidar com adversidades, e a participar de movimentos de desenvolvimento, porque todos são gestores, independente da área que atuam, seja em RH, Informática, Logística, Financeira, Produção, Marketing e outras. Precisamos de pessoas que queiram fazer a diferença! Que rompam fronteiras! E não importa sua raça, sua área de atuação, sua crença. Mas seus sonhos!

Queremos efetivamente trazer uma Associação de Recursos Humanos que possa criar mais oportunidades para todos. Que seja alegre e festiva, mas séria. Que participe junto com a sociedade e entidades de classe quando se tratar de desenvolver pessoas, seja no âmbito social, político ou econômico. Que pense coletivamente no ser humano.

Por tudo isso e perante essa necessidade, acontece o 1º COLERH!

Abrindo o congresso, estará presente o Presidente da ABRH-SP Walter Sigollo falando sobre a importância da ABRH na era do conhecimento. Susan Andrews, com seu jeito terno e assertivo falará sobre como gerenciar o estresse. Eunice Mendes esbanjando comunicação com seu jeito energizador de ser. Rhandy Di Stefano salientando a importância do coaching executivo e pessoal e Leoppoldo Berguer trazendo para nós a importância da música e do movimento nas empresas.

Tudo muito simples, tudo com muito amor e interativo, como a nova área de recursos humanos deve ser - agregando profissionais das mais diversas áreas, participando empresas dos mais diversos segmentos, estimulando o 'networking' em todos os níveis. Porque sozinhos não podemos muito, mas juntos podemos tudo.

Cristina Souto Rigotti é consultora empresarial e presidente da ABRH-SP Cone Leste Paulista