Sob a coordenação do Codivap, os municípios do Vale do Paraíba e região, através de seus órgãos técnicos de turismo, apresentaram na Vale Expo Business 2005, em São José dos Campos, os produtos e serviços que ganharão um selo regional de qualidade. A feira aconteceu de 12 a 15 de setembro na Univap com palestras, exposições, seminários e rodadas de negócio.

A reunião coordenada pelo Codivap e presidida pelo prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael (PMDB) contou com a presença de diversos prefeitos, empresários, do secretário de Habitação Emanuel Fernandes (representando o governador Geraldo Alckmin) e do professor e reitor da Univap, Baptista Gargione, físico e ex-professor do ITA.

“O Ministério da Ciência e Tecnologia fará a certificação desse três produtos escolhidos por cada cidade. Os produtos poderão repaginar sua embalagem com novo designer com apoio das faculdades da região e estampar esse selo”, afirmou Ismael.

O presidente do Codivap informou ainda que a idéia é realizar até o final do ano um Seminário de Orientação para Exportação, uma vez que esses produtos poderão ser vendidos para o exterior. A idéia é impulsionar o mercado econômico na região.

Ismael explicou que a idéia é colocar os produtos em exposição e venda permanente nas cidades onde o fluxo de turista é mais intensos como cidades serranas e litorâneas. “Cito como exemplo que deu certo a região da Itália que desde o início da década de 90 tem adotado essa fórmula de demarcação de território”.

Segundo ele, o objetivo principal é estimular a formação e o crescimento de empresas de economia familiar num projeto pioneiro que dará ao Vale do Paraíba o título de primeira região do Brasil a adotar um selo de desenvolvimento regional demarcado.

Para o mês de outubro, está agendada a reunião comemorativa aos 35 anos de fundação do Codivap. Nesta oportunidade, serão eleitos os produtos que utilizarão a marca, com aprovação das Associações Comerciais dos municípios, bem como dos prefeitos.

João Paulo Ismael agradeceu publicamente o apoio recebido pela empresa Isonet, realizadora do Vale Expo Business, bem como do Bradesco que patrocinou a participação de cada stande. “Acho que a feira atingiu o objetivo, sendo o primeiro passo dado para a concretização desse nosso objetivo de criar a marca regional”.